Qual o momento certo de usar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
  2. 2- Separar orações intercaladas.
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas.
  4. 4 – Separar expressões explicativas.
  5. 5 – Separar conjunções.
  6. 6 – Isolar o vocativo.
  7. 7 – Isolar o aposto.
  8. 8 – Isolar datas.

Quando se usa vírgula e ponto final?

A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.

Quando se usa os três pontos?

Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção.

Quando se usa o ponto de interrogação?

Ponto de interrogação é um sinal de pontuação representado pelo símbolo (?), que é utilizado quando queremos fazer uma pergunta ou para tirar alguma dúvida.

Quando usar ponto final exemplos?

O ponto final é usado: No final das frases declarativas e imperativas, indicando que o período frásico está finalizado, com sentido completo. Hoje de manhã acordei com dor de cabeça. O aluno já estudou toda a matéria da prova.

O que quer dizer os três pontinhos?

As reticências, representada pela sequência de três pontos (…), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações.

Quando usar três pontos antes da frase?

De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

Quando não devemos usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Qual o significado da vírgula?

O ponto – marca o final de um período simples ou composto na escrita e representa, quanto à língua falada, uma pausa máxima. A vírgula – empregue para separar elementos dentro de uma oração ou orações incluídas no mesmo período, representa, quanto à língua falada, uma pausa curta.

Por que a ausência ou a utilização inadequada da vírgula?

A ausência ou utilização inadequada da vírgula pode alterar semanticamente os enunciados, gerando efeitos de sentidos diferentes daqueles intencionados pelo usuário da língua. Veja como isto pode acontecer: Daquela, professora, eu não gosto.

Por que a vírgula é confusa?

A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na língua portuguesa. Pouca gente sabe ao certo onde deve e onde não deve usá-la. O motivo disso é bem simples: sempre nos ensinaram do jeito errado! Clique aqui e compre meu livro digital Crase sem Crise para finalmente aprender usar a crase do jeito certo e parar de passar vergonha.