Como armazenar as vacinas na geladeira?

7) As vacinas devem ser colocadas nas prateleiras centrais e nunca na parte inferior do refrigerador. Também não podem ser colocadas na porta. 8) Os frascos e ampolas de vacinas, de preferência, devem ser colocados em bandejas perfuradas, sobre as prateleiras, a fim de haver uma boa circulação de ar frio.

Como é feito o armazenamento das vacinas?

As vacinas são conservadas nos diversos níveis em temperaturas específicas levando em conta a composição delas. Em nível nacional, alguns imunobiológicos são conservados em temperaturas negativas, já em nível local são refrigeradas entre +2ºC a +8º C, em refrigeradores exclusivos.

Como é organizada a geladeira de vacinas?

Conforme o PNI, a geladeira de vacinas deve ser organizadas da seguinte forma:

  • uso de gelo reciclável no compartimento congelador;
  • vacinas que podem ser congeladas devem ser colocadas na primeira prateleira;
  • vacinas que não podem ser congeladas precisam ser alocadas na segunda prateleira do refrigerador;

Quais cuidados em condições especiais de armazenamento e guarda dos imunobiológicos?

O armazenamento das vacinas nessas salas deve ser feito em equipamentos de refrigeração apropriados e em condições adequadas:

  • Os equipamentos de refrigeração devem ter volume suficiente para um mês de armazenamento;
  • As salas de vacinação devem ser climatizadas;

Quais as vacinas que ficam na primeira prateleira?

– Na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas à temperatura negativa, como: Contra poliomielite do tipo Sabin, sarampo, caxumba, rubéola, vacina tríplice e dupla viral, varicela e febre amarela.

Onde guardar vacinas?

Se as vacinas forem levadas para casa, devem ser colocadas de imediato no frigorífico, numa prateleira central, sem contacto com as paredes laterais ou posterior. Não devem ser colocadas na porta do frigorífico nem no congelador.

Quais as vacinas que ficam na primeira prateleira da geladeira?

Como deve ser organizada a sala de vacinas?

– Arejamento e iluminação adequados, evitando a incidência de luz solar direta; – Se possível, entrada e saída independentes. Outra condição importante é manter a sala de vacinação sempre limpa e higienizada e exclusiva para a administração dos imunobiológicos.

Quais as recomendações para assegurar a eficácia dos imunobiológicos?

A temperatura de conservação adequada para os imunobiológicos é, via de regra, entre + 2º C e + 8ºC. É de extrema importância garantir a eficácia da vacina no nível local, ou seja, na sala de vacinação.

Como é estruturada e organizada a rede de frio do Programa Nacional de Imunização?

A estrutura da rede de frios passa pelas três esferas da gestão , organizando-se nessa estrutura administrativa em armazenamento e distribuição. As instâncias de distribuição e armazenamento: Nacional, Estadual, Regional (conforme estrutura do estado), Municipal e Local.

Porque água com corante na geladeira de vacina?

Gavetas de verduras e frios não são para guarda de vacinas e devem conter garrafas de água (com corante para evitar o consumo) para auxiliar na estabilização da temperatura.

O que é uma vacina atenuada?

As vacinas atenuadas contêm agentes infecciosos vivos, mas enfraquecidos. Já as vacinas inativadas e de subunidades usam agentes mortos ou apenas partículas deles.