Como identificar uma alcalose metabólica?

O diagnóstico de alcalose metabólica é feito através de exames que medem o o pH sanguíneo, sendo também importante avaliar como os níveis de bicarbonato, gás carbônico e alguns eletrólitos do sangue. O médico também fará a avaliação clínica para tentar identificar a causa.

Quando ocorre a alcalose metabólica?

Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO3−), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco2); o pH pode estar elevado ou quase normal. Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia.

Quais os efeitos clínicos causados por uma alcalose?

A pessoa pode ter irritabilidade, contrações musculares, cãibras musculares ou até mesmo espasmos musculares. O sangue é examinado para diagnosticar a alcalose. A alcalose metabólica é tratada pela substituição de água e sais minerais como sódio e potássio (eletrólitos) e correção da causa.

Porque os Diureticos causam alcalose metabólica?

Alcalose de contração – Resulta de uma perda de água no espaço extracelular que é pobre em bicarbonato, tipicamente através do uso de diuréticos. Já que a água é perdida enquanto o bicarbonato é retido, a concentração de bicarbonato aumenta o pH sanguíneo.

Quais os tipos de alcalose metabólica?

Alcalose metabólica

  • A alcalose hipoclorêmica é aquela causada por uma deficiência ou perda extrema de cloreto (que pode ser devido a vómitos persistentes).
  • A alcalose hipocaliêmica se deve a reação dos rins a uma deficiência ou perda extrema de potássio que pode ser provocada pelo uso de alguns medicamentos diuréticos.

Como interpretar um exame de gasometria arterial?

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação, dessa forma, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe TAMBÉM uma alcalose respiratória associada.

Como compensar uma alcalose Metabolica?

Na alcalose respiratória, ocorre uma compensação renal através de pouca excreção de H+, que fica na corrente sangüínea e tampona o excesso de bicarbonato. E a alcalose metabólica é compensada por hipoventilação – ou espirometria em circuito fechado (respirar num saco de papel).

O que é o BE na gasometria?

Nesta avaliação também é necessário observar alguns outros parâmetros como o excesso de base (BE), a glicose e o lactato. “Um exemplo importante de acidose de origem metabólica é a acidose lática, que ocorre quando pH e HCO3- estão diminuídos e a concentração de lactato está aumentada”, explica Bárbara.

O que acontece na alcalose respiratória?

Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica.

Como o uso excessivo de determinados diuréticos pode levar a alcalose metabólica?

O uso de diuréticos – medicamentos que aumentam a produção de urina – pode diminuir o volume sanguíneo do corpo e causar um aumento efetivo na concentração de bicarbonato no sangue, levando a uma alcalose metabólica.

O que pode causar acidose e alcalose?

A alcalose e a acidose não são desencadeadas somente por problemas de natureza respiratória, mas também podem surgir em face de anormalidades metabólicas, como aumento da formação de ácidos metabólicos, perda excessiva de álcalis (eletrólitos) – como em diarreias e vômitos intensos –, doenças renais e diabetes.

O que é Hipoclorêmica?

A alcalose hipoclorêmica é aquela causada por uma deficiência ou perda extrema de cloreto (que pode ser devido a vómitos persistentes). Nesses casos, os rins compensam a perda de cloretos mediante a conservação de bicarbonato.