O que é um Plano Diretor de uma empresa?

O plano define estratégias e alternativas para que a organização trate os eventos de crises e desastres de TI de forma adequada, minimizando os impactos no seu processo de negócio. É com o desenvolvimento de ações preventivas e corretivas é que se tem a melhor proteção de seus processos dentro da organização.

Como deve ser feito um Plano Diretor?

Etapas para a realização do Plano Diretor

  1. Etapa 1: Diagnóstico das condições locais.
  2. Etapa 2: Participação da Sociedade na leitura e discussão dos indicadores municipais.
  3. Etapa 3: Redação e definição do plano diretor.
  4. Etapa 4: Sistematização do Plano Diretor.
  5. Etapa 5: Execução e avaliação.

O que é o Plano Diretor e qual sua importância?

O Plano Diretor é uma importante ferramenta de desenvolvimento urbano utilizado para direcionar o crescimento das cidades. É no Plano Diretor onde se define como serão colocadas as diretrizes do Estatuto da Cidade dentro do munícipio.

Qual a importância de um plano diretor para as cidades?

O Plano Diretor orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. De acordo com o Ministério das Cidades, o planejamento é obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes. Também identifica as zonas de preservação e a infraestrutura urbana”, explica Mascarello.

Qual é o objetivo do Plano Diretor?

Conforme os artigos 39º e 40º do Estatuto da Cidade, o plano diretor é “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade.

Quem faz o Plano Diretor?

A Constituição do Brasil estabelece no § 1º do artigo 182 que o plano diretor: 1) é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana; 2) deve ser aprovado pela Câmara Municipal.

Quem pode fazer plano diretor?

O Plano Diretor está previsto na Lei 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade. Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor, o que engloba boa parte dos municípios e população brasileiros.

Quem deve participar do Plano Diretor?

O Plano diretor é obrigatório para municípios que tenham acima de vinte mil habitantes, e será opcional para cidades que tenham população inferior a este quantitativo. Sua implementação e conteúdo devem abranger toda a área do Município, tanto na parte urbana como rural, visualizando a cidade como um todo.

Qual a importância do Plano Diretor na construção civil?

Como vimos, a finalidade do plano diretor é proporcionar, através da pactuação com os diver- sos setores da sociedade civil, o pleno desenvolvimento do município.

Para que serve e a importância do Plano Diretor para a gestão da cidade?

O Plano Diretor serve para orientar o desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. Ele deve responder questões de como fazer com que a cidade se desenvolva de forma organizada, além de definir onde as empresas podem se instalar, a localização do comércio e até a altura dos prédios.

Para que serve o PDDU?

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município. As audiências públicas têm como objetivo informar, colher subsídios, debater, rever e analisar o conteúdo do Plano Diretor (Resolução Concidades N° 25/2005).

Qual é a função do Estatuto da Cidade?

O estatuto da cidade versa acerca das normas e diretrizes gerais na execução da política urbana. Tais diretrizes estabelecem princípios de ordem pública e de interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem estar dos cidadãos, assim como o equilíbrio ambiental.