Como fazer um boletim de sondagem?

O Boletim de Sondagem deve trazer informações do solo investigado, tais como:

  1. Coordenadas e cota da boca do furo (1);
  2. Descrição e identificação das camadas do solo (2);
  3. Interpretação geológica (3): Neste campo é indicada a origem geológica do material coletado.

Como interpretar um boletim de sondagem?

Como interpretar os resultados do ensaio SPT

  1. Planta de situação dos furos;
  2. Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras;
  3. Classificação das diversas camadas e os ensaios que as permitiram classificar;
  4. Níveis dos terrenos e dos diversos lençóis d’água, com a indicação das respectivas pressões;

Quais são as 3 etapas básicas de uma sondagem a percussão SPT?

No desenvolvimento da sondagem à percussão podem se distinguir três etapas básicas: perfuração, medição de resistência à penetração e amostragem.

Quando parar a sondagem SPT?

A IP-DE-G00/002 do DER/SP sugere paralisar a sondagem somente após ter atingido 3 m consecutivos com SPT maior ou igual 15 golpes/30cm abaixo da base da galeria.

O que é a sondagem do solo?

Sondagem de solo, também conhecida como radiografia de solo, é uma ação indispensável em qualquer tipo de obra e deve ser realizada juntamente com o estudo topográfico. É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo.

Qual a profundidade de um furo de sondagem?

e) As profundidades dos furos de sondagem SPT deverão prever o mínimo de 15m abaixo do nível do terreno natural. Ainda, no mínimo, 33% dos furos de cada unidade deverão atingir o impenetrável (conforme a NBR 6484) ou o limite máximo de 25m. No entanto, em lagoas devem-se prever apenas furos com 15m de profundidade.

Como calcular o NSPT?

O NSPT utilizado para realizar o cálculo da pressão admissível é o número de golpes do martelo, para que o amostrador padrão penetre 30 cm no solo, após uma penetração inicial de 15 cm. Esse procedimento é realizado a cada metro de sondagem.

Qual o significado do NSPT?

O Índice de Resistência à Penetração do Solo (nspt) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão (spt), considerando apenas os 30 cm finais.

Como é feito o ensaio SPT?

A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.

Quais os principais resultados do ensaio SPT?

O resultado do ensaio SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador nos seus últimos 30 cm. São feitas anotações da penetração do barrilete em centímetros, quando o martelo é simplesmente apoiado ou golpeado sobre o ressalto.

Quais os critérios de parada do ensaio SPT nos 45 cm da sondagem?

i) A cravação do amostrador padrão é interrompida antes dos 45 cm de penetração sempre que ocorrer uma das seguintes situações: 1- em qualquer dos três segmentos de 15 cm de um total de 45cm, o número de golpes ultrapassarem a 30; 2- um total de 50 golpes tiver sido aplicado durante toda a cravação; e 3- não se …

Quando parar uma sondagem?

a) Paralisação de Sondagem à Percussão (SP) quando: “… se constatar 5 metros consecutivos, com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 40 golpes abaixo da cota inferior da estrutura; ou quando ultrapassar 10 metros consecutivos com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 30 golpes …”

Qual é o boletim de sondagem?

O Boletim de Sondagem traz a caracterização das condições geológicas, geotécnicas e hidrogeológicas, premissa básica para a determinação de projetos de engenharia e implantação de qualquer tipo de empreendimento. A seguir um modelo de Boletim de Sondagem a Percussão (SPT) com destaque para os 8 itens supracitados.

Quais informações devem conter no relatório de sondagem?

Sondagem a Percussão (SPT) – Quais informações deve conter no Relatório de Sondagem – Artigo. O Boletim, Log ou o Relatório de Sondagem é uma exposição escrita, minuciosa e circunstanciada relativa às informações obtidas na execução da sondagem.

Quando deve ser realizado o ensaio SPT?

Fim do ensaio O ensaio SPT deve ser realizado só até que uma as seguintes condições sejam alcançadas: Quando, em 3 m sucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador; Quando, em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador;

Qual o perfil de cada sondagem?

Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram retiradas as amostras; Classificação das diversas camadas e os ensaios que as permitiram classificar; Níveis dos terrenos e dos diversos lençóis d’água, com a indicação das respectivas pressões; Resistência à penetração do barrilete amostrados, indicando as condições em que a mesma foi tomada.